Banco BIC

Pesquisa

OK
Página de entrada > Segurança

Segurança

16.12.2014

Cadeado de Segurança

Para aceder ao BICNet e BICNet Empresas, é importante que digite sempre no campo de endereço do seu navegador www.bicnet.ao e www.bicnetempresas.ao ou através do site www.bancobic.ao. Nunca entre no site (BICNet e BICNet Empresas) por meio de links disponibilizados em e-mails ou outros sites da internet.

Ao aceder ao BICNet e BICNet Empresas, deve de observar a existência da figura de um cadeado fechado, localizado na barra inferior do seu navegador. Esse cadeado aparece no ecran em que são solicitados o Nºde Adesão e o Código Secreto

O cadeado mostra que a página acedida é segura e possui certificado SSL (Security Socket Layer), protocolo que garante a transmissão de dados protegidos por criptografia, com chave de segurança

Para visualizar o certificado SSL, dê um duplo clique nesse cadeado e veja se ele pertence ao Banco BIC, S.A. O campo "Emitido para" deve conter o endereço www.bicnet.ao. Clique na opção "Detalhes" e confirme essa informação no campo "Assunto". Estes procedimentos garantem que está a aceder ao Internet Banking do BancoBIC.

O Secure Socket Layer (SSL) é um protocolo de segurança que criptografa (encripta) todos os dados transmitidos entre o seu computador e o do BancoBIC, ou seja, transforma informação sigilosa em código secreto. Desta forma, ao aceder aos serviços disponíbilizados pelo BICNet, tem a garantia de segurança e sigilo da informação.

O SSL utilizado pelo BancoBIC, é o protocolo de segurança mais eficiente do mercado. Em todo o mundo, esta tecnologia é considerada padrão de segurança na transmissão de dados pela Internet

Cuidados com os Códigos e Chaves

O Código de Acesso e a Chave de Confirmação são as suas assinaturas digitais, válidas para aceder a informações das suas contas e para movimentar valores por meio dos vários serviços que o BancoBIC coloca à sua disposição.
Portanto, você deve manter sigilo absoluto sobre os seu códigos e chaves e nunca deve cedê-los a outros, sob qualquer argumento.

Para maior segurança, sugerimos que substitua o seu Código de Acesso e a Chave de Confirmação periódicamente.

O Código de Acesso e a Chave de Confirmação podem ser substituídas no Internet Banking do BancoBIC o BICNet.

Na utilização do seus códigos e chaves é imprescindível que adopte as seguintes medidas de segurança:
:: Nunca revele o seu código ou chave a ninguém;
:: Se não tiver certeza de que está no site do BancoBIC, em hipótese alguma digite o seu código;
:: Troque regularmente os seus códigos e não reutilize os cinco últimos;
:: Não utilize números que possam ser relacionados consigo, como: Telefone, datas de nascimento, de casamento, comemorativas etc.;
:: Não utilize códigos com números repetidos ou seqüências, como: 1112233, 157157, 1234321;
:: Para facilitar a memorização do código e chave, crie associações com eventos aparentemente sem conecção.

Vírus: Mantenha-se alerta!

Como sabe, os vírus são aplicações muito perigosas para o seu computador. Quando sua máquina é infectada, eles passam a ter controle total sobre as aplicações e os programas. Muitas vezes, os dados do seu computador são totalmente destruídos.

Por isso, é importante que mantenha o antivírus activo e actualizado e que sempre efectue scans ás disquetes, os arquivos puxados da Internet e os anexos de e-mail.

Anote os seguintes procedimentos preventivos de forma a aumentar a sua segurança:
:: Nunca abra e-mails de origem desconhecida ou duvidosa. Se não solicitou e não conhece o remetente, apague o
e-mail, sem abrir;
:: Mantenha o seu programa de antivírus sempre actualizado e activo;
:: Efectue sempre scans de antivírus ás disquetes antes de as abrir;
:: Cuidado com arquivos baixados de sites de proveniência duvidosa;
:: Não execute um arquivo recebido pela Internet, sem o passar antes por um programa de antivírus.

Segurança E-Mail

Para os e-mails do BancoBIC, tenha em atenção estas observações:

:: O BancoBIC não solicita, em hipótese alguma:
- Actualização de cadastro ou qualquer outro tipo de informação pessoal, por e-mail;
- Números de conta, senhas ou números de Cartão.

:: O BancoBIC não envia em seus e-mails arquivos anexados que são executáveis; Arquivos executáveis são os que realizam comandos quando abertos pelo utilizador. Não há regras, mas as extensões mais comuns para estes arquivos são EXE, BAT, SCR e COM.

:: O BancoBIC não utiliza links para acesso às páginas. Para aceder a página divulgada, o cliente deverá digitar no navegador de Internet que utiliza, o endereço electrónico que lhe foi facultado na mensagem.

Como actualizar o sistema

Garantir a segurança e a privacidade dos seus dados também passa pela atualização do sistema operativo instalado no seu computador.
Se não sabe qual é o sistema operativo do seu computador, mas sabe que ele é Windows e está em português, abra o Painel de Controlo / Sistema. Na caixa de diálogo que se abre aparece a versão de sistema operativo instalada na sua máquina.

Navegue para o site http://windowsupdate.microsoft.com e, a partir daí, siga as instruções do site para actualização.

A partir do Windows 98, há uma opção expressa para a atualização do sistema: basta clicar em Windows Update no menu Iniciar e a máquina irá ligar-se ao site da Microsoft para verificar se há atualizações disponíveis. Basta seguir as orientações no ecran.

SYM13258

BANCO BIC,SA © 2010