Banco BIC

Pesquisa

OK
Página de entrada > Quem Somos > Mensagem Presidente > Mensagem PCA

Mensagem do Presidente do Conselho de Administração

« BANCO BIC 10 ANOS »

Estimados Colaboradores, Clientes e demais parceiros,
O ano de 2015 tem um significado muito especial para o nosso Banco em que comemoramos o nosso 10.º aniversário. Esta data, queremos resumi-la em duas palavras, simples mas emblemáticas: crescimento e solidariedade. Comecemos pelo crescimento.

No ano em que comemoramos 10 anos de existência, queremos agradecer a todos os que trilharam este caminho connosco, nos bons e nos maus momentos, na prosperidade e na dificuldade. Fazemos este agradecimento com a consciência de que nada, absolutamente nada, se constrói sozinho, senão em parceria, em equipa, com sinergias e com um grande espírito colectivo. Somos profundamente gratos a todos, sem excepção, mas a nossa convicção é de que uma Instituição como a nossa que se pretende forte e moderna tem dois pilares imprescindíveis: o seu quadro de colaboradores e os seus clientes. A estes, queremos dizer, com absoluta certeza do reconhecimento, muito obrigado!

Aos Quadros do BIC e restantes trabalhadores, que representam o nosso maior e melhor património, queremos agradecer a dedicação, empenho e compromisso demonstrado ao longo destes anos trabalhando diariamente em prol do Banco, sacrificando muitas vezes as suas vidas pessoais e familiares.

Aos nossos Clientes queremos agradecer a confiança e lealdade demonstradas ao longo de toda a nossa história e expressar o sincero desejo e a firme determinação de prosseguir estreitando os nossos laços, numa parceria construtiva e profissional, pois, crescemos juntos.

Os nossos 10 anos de existência têm para nós um significado muito especial, são 10 anos de crescimento e resultados extraordinários que nos transportaram para um lugar cimeiro no Sector Bancário. A dimensão de um Banco que se estende por todo o território angolano, em 220 Balcões, que se reflecte na vida de 2.100 Colaboradores e de mais de 1 Milhão de Clientes. Esta é a escala do Banco privado com a maior rede comercial de Angola.

Realçamos que com os trabalhadores das empresas prestadoras de serviços (Segurança, Limpeza, Operários), na realidade, mais de 4.000 famílias dependem do contributo do Banco BIC.

Temos primado pela nossa envolvência com as populações, pela criação de um ambiente favorável ao investimento e ao crescimento, com um compromisso de qualidade, apoiando financeiramente grandes empresas, pequenos negócios e particulares. Temos incentivado o investimento privado nacional, sobretudo ao nível das Províncias, pela bonificação de taxas na concessão de crédito aos sectores da agricultura, das pescas e ainda do sector da construção.

Por outro lado, o crédito ao Estado Angolano, através da aquisição de Dívida Pública, tem permitido a execução de muitos projectos de infra-estruturas de interesse das populações.

Ao longo dos nossos 10 anos de história, a Internacionalização tem sido outra das faces do nosso crescimento. Começámos com o Banco BIC Português e hoje já estamos em 3 Continentes e 6 países diferentes, Angola, Portugal, África do Sul, Cabo Verde, Brasil e Namíbia.

O rumo do crescimento levou-nos também a novas perspectivas de negócio, serviços inovadores, outras formas de participação na sociedade para além da função bancária. A actividade Seguradora com o lançamento do BIC Seguros é disso um bom exemplo. Continuamos a Crescer, Seguramente com Angola e com os Angolanos.

Se a tudo isto se pode chamar sucesso, então com o devido respeito e humildade, mas com muita alegria podemos afirmar que somos uma marca de sucesso. Mas sucesso, insistimos, não é obra de um, ou de outro, nem só de alguns. Sucesso é obra de muitos, é fruto do trabalho colectivo e do de espírito de equipa que nos tem caracterizado ao longo da nossa história.

Claro que chegar até aqui, desde a abertura do nosso primeiro Balcão na Maianga em 2005, tem sido obra de muita luta e dedicação. O nosso 10.º aniversário significa pois, a celebração do êxito, de um compromisso com os nossos colaboradores, com os fornecedores, com a sociedade em geral e acima de tudo, representa uma responsabilidade acrescida para com todos os nossos clientes. Significa também um compromisso com uma missão através da prática de valores e princípios que sempre nos têm regido como a ética, transparência, qualidade, comprometimento, integridade, eficiência, objectividade, colaboração, respeito, inovação, trabalho em equipa e sustentabilidade.

Chegados até aqui, como vamos preparar o futuro? Com a mesma confiança que tivemos no passado, acreditamos no futuro. A nossa tarefa é estar permanentemente preparados para as promessas e os desafios que ele nos coloca, continuar a construir relações maduras e duradouras com os nossos clientes e parceiros, relações baseadas na confiança, respeito e na excelência profissional.

A todos os que nos escolheram o nosso muito obrigado. Crescemos Juntos!

Fernando Teles
Presidente do Conselho de Administração
Presidente da Comissão Executiva

BANCO BIC,SA © 2010